Rádio Clube Português – quase cem programas de rádio em 1968

Em três números sucessivos, no início de 1968, a revista Plateia mostrou as principais caras da programação do Rádio Clube Português (para ler melhor, com ampliação, clicar em cima das imagens). Na longa lista de programas, a maior parte deles deviam-se a produtores independentes, que procuravam criar estilos característicos e ter locutores próprios.

Alguns dos programas marcaram a história da rádio em Portugal: Onda do Otimismo, Talismã, Diário do Ar, Jornal dos Espetáculos, Programa à Gô-Gô, Companheiros da Alegria, Clube do Disco, Clube das Donas de Casa, Parodiantes de Lisboa, PBX, Encontro no Ar. O que mais me marcou foi Em Órbita. Sonarte, Produções Gilberto Cotta e Parodiantes de Lisboa eram alguns dos produtores dos programas do Rádio Clube Português. Um dispositivo habitual da época, em especial nos programas de ondas médias, era a existência de um par de locutores por emissão, habitualmente um homem e uma mulher. Vários dos apresentadores, já desaparecidos, chegaram a vedetas na televisão (RTP): Fialho Gouveia, Gomes Ferreira, Jorge Alves, Maria Helena d’Eça Leal, Fernando Curado Ribeiro.



Citar este post
Rogério Santos (2012, 10 Fevereiro). Rádio Clube Português – quase cem programas de rádio em 1968. INDÚSTRIAS CULTURAIS. Recuperado em 28 de Março de 2024, de https://doi.org/10.58079/qbj0

2 thoughts on “Rádio Clube Português – quase cem programas de rádio em 1968”

  1. Qual era frase com que Olava D’Eça Leal terminava os seus programas aos microfones do rádio Clube Português?
    Seria “façam favor de ter um bom dia”

  2. Não será possível escutar algum dos programas radiofónicos? Ex: Talismã (RCP), seu genérico e respetivos locutores? Ou Onda do Otimismo, etc..

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.