Cultura pública em Castelo Branco

O Museu Cargaleiro, nome do popular artista plástico, em Castelo Branco, é constituído por dois edifícios próximos. Um, o Solar dos Cavaleiros, palacete do séc.XVIII, outro, um edifício contemporâneo, muito perto da Praça de Camões, mais conhecida como Praça Velha. Além de louças utilitárias do século XIX oriundas da zona de Sevilha e dos trabalhadores sazonais oriundos da Beira Baixa, que se deslocavam para o Alentejo com roupas e utensílios domésticos, os ratinhos, o mais importante da coleção do museu são as obras do mestre Cargaleiro e peças contemporâneas de cerâmica, feitas por artistas internacionais, numa soma de bom gosto e qualidade.

 
O Centro Cultural de Castelo Branco, equipamento cultural inaugurado em 2013, está em edifício da autoria do arquiteto catalão Josep Lluis Mateo, numa colaboração com o arquitcto português Carlos Reis de Figueiredo. Fica no Campo Mártires da Pátria, no centro da cidade, perto do Cine-Teatro Avenida e da Biblioteca Municipal.
Possui um excelente auditório e tem exposições temporárias. A atual chama-se Everywhere is the same sky – Uma perspetiva de paisagem na coleção Norlinda e José Lima, com 50 artistas nacionais e estrangeiros: pintura a óleo, desenho, fotografia, vídeo, técnicas mistas.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *