A Ibéria segundo o historiador José Miguel Sardica

JMSFoi lançado a semana passada o livro de José Miguel Sardica, Ibéria. A Relação Entre Portugal e Espanha no Século XX, da Aletheia.

Do preâmbulo, retiro o seguinte: “Pondo em diálogo dois países, o presente livro poderá ser entendido como um exercício de história comparada. E como comparar supõe tanto identificar parecenças como dissemelhanças, a história comparada que aqui se ensaia implicou a combinação de três operações: contar a história de Portugal e da Espanha no decurso do século XX; detalhar e explicar por que razões essas duas histórias convergiram e se aproximaram nuns momentos para divergirem e se separarem noutros; finalmente, problematizar que efeitos de mimetismo ou de repulsa cada uma das evoluções históricas teve no país vizinho” (p. 9).

O livro tem 15 capítulos, cada um com cerca de 20 páginas, com muito destaque, dada a duração temporal, às ditaduras dos dois países, bem como relevo para o PREC português e a transición espanhola, a dupla via para a democratização na Península Ibérica. Política, economia, cultura e sociedade são outros elementos a destacar do índice.

No vídeo, o autor apresenta o livro. José Miguel Sardica é autor de uma já vasta obra de história, de que relevam A Regeneração sob o Signo do Consenso. A Política e os Partidos entre 1851 e 1861 (2001, ICS, Prémio de História da Academia das Ciências), Duque de Ávila e Bolama. Biografia (2005, Assembleia da República, menção honrosa do Prémio de História da Universidade de Coimbra), A Europa Napoleónica e Portugal. Messianismo Revolucionário, Política, Guerra e Opinião Pública (2011, Tribuna da História, Prémio de Defesa Nacional). Presentemente, José Miguel Sardica é diretor da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa.


OpenEdition sugere que esta publicação seja citada da seguinte forma:
Rogério Santos (8 de Abril de 2013). A Ibéria segundo o historiador José Miguel Sardica. INDÚSTRIAS CULTURAIS. Recuperado em 7 de Dezembro de 2024 de https://doi.org/10.58079/qbth


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.