A revista do jornalismo

jj54O número mais recente de Jornalismo & Jornalistas (abril/junho) traz um texto sobre a internet e os jornalistas, um estudo de Helder Bastos, Helena Lima, Nuno Moutinho e Isabel Reis apresentado o ano passado e que partiu de um inquérito a 103 jornalistas. O objectivo foi saber como os jornalistas avaliam as mudanças ou potenciais mudanças trazidas pela internet nas práticas, funções e ética da profissão. Como resultado, os investigadores concluíram pela existência de duas percepções distintas. Por um lado, a ideia positiva, que potencia as rotinas produtivas e o desempenho profissional. Por outro lado, a internet é uma ferramenta útil mas que não reforça o papel de autonomia do jornalismo. Por outro lado ainda, a internet não é encarada como uma ameaça à ética ou qualidade do jornalismo.

Também na capa são feitas chamadas a entrevistas, de que destaco a realizada com Luís Bonixe, que destaca a criação do Grupo de Estudos de Rádio e Som. Para este investigador, o conjunto de investigadores da área vai procurar estabelecer um grupo formal no seio da SOPCOM (Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação) e “tem ainda a intenção de dinamizar a publicação de livros ou organização de números temáticos em revistas científicas. Por outro lado, a dinamização em Portugal do Dia Mundial da Rádio, que se assinala em Fevereiro, é outro dos propósitos do grupo”.

A história dos media está bem representada no número agora divulgado com os textos O dia de glória de Urbano Carrasco, por Gonçalo Pereira Rosa, e Da imprensa libertária portuguesa. O caso da revista Nova Silva, por Álvaro Costa de Matos.


OpenEdition sugere que esta publicação seja citada da seguinte forma:
Rogério Santos (10 de Setembro de 2013). A revista do jornalismo. INDÚSTRIAS CULTURAIS. Recuperado em 24 de Janeiro de 2025 de https://doi.org/10.58079/qbxc


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.