As dificuldades financeiras do grupo Controlinveste Media, de Joaquim Oliveira, devido seu passivo, levaram à entrada de novos accionistas: o empresário angolano António Mosquito e o promotor de espectáculos e proprietário de estações de rádio Luís Montez. A prioridade dos capitalistas entrantes é a redução de custos, o que significa redução de efectivos. O grupo possui os media Diário de Notícias, Jornal de Notícias, O Jogo e TSF. Os novos investidores entrarão na Controlinveste Media através de um aumento de capital, ficando respetivamente participações de 27,5% e 15%, baixando a de Joaquim Oliveira para 27,5% e 15% para o Banco Comercial Português e 15% para o Banco Espírito Santo. O conselho de administração terá como presidente não executivo Daniel Proença de Carvalho e mais seis nomeados por Mosquito, Montez e Oliveira. A administração designará uma comissão executiva com três gestores.
Em edição desta semana, o Jornal de Negócios descrevia o percurso empresarial dos jornais e rádio acima identificados ao longo dos últimos vinte anos. No início dos anos 1990, o coronel Luís Silva, que já tinha o catálogo da Lusomundo (cinema) tornou-se empresário dos media, ao ser o vencedor das privatizações dos jornais e comprar a TSF, fundada por um grupo de jornalistas após 1988. Logo depois, na euforia dos negócios de integração das tecnologia de informação, media e telecomunicações, no início dos anos 2000, a Portugal Telecom compra o pacote empresarial dos media de Luís Silva. Na altura, o grupo de media e distribuição de cinema valeria 500 milhões de euros. Já em 2005, a PT saía do negócio dos media e vendeu a Lusomundo Serviços, que incluía apenas o negócio dos media, à Controlinveste, de Joaquim Oliveira (300 milhões, financiados pelo BCP e BES). Agora, Mosquito e Montez entram na Controlinveste Media.
OpenEdition sugere que esta publicação seja citada da seguinte forma:
Rogério Santos (27 de Novembro de 2013). Alterações na sociedade accionista da Controlinveste. INDÚSTRIAS CULTURAIS. Recuperado em 24 de Janeiro de 2025 de https://doi.org/10.58079/qbz4